(32) 3239-1811
seg à sex: 07:30 às 17:30 horas
(32) 99987-5440
Cotação via WhatsApp

Cotação Online

Notícias

31 jul 2020
16_ms416_consorcio1

Como funciona um consórcio?

Todo mundo sonha com a liberdade financeira. Comprar o primeiro carro, ter uma casa própria. Entretanto, estes objetivos são muito grandes, e exigem muito tempo e dinheiro. Por isso, para realizar seus sonhos, é necessário um grande planejamento financeiro. Uma das formas de planejar a realização destes sonhos é o consórcio.

Neste artigo, te explicamos como o consórcio pode ser usado como ferramenta para alcanças seus objetivos de consumo.

O que é o consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra em grupo. Todos os membros contribuem com uma mensalidade, formando um fundo comum.

Grupos?

É um grupo de participantes que tem interesse em comprar um produto da mesma categoria (imóveis, carros, etc), em uma faixa similar de preço.

Com o grupo estabelecido, os membros pagam mensalmente uma parcela, formando a poupança conjunta. Com ela, é possível adquirir o bem que o grupo almeja. Todo mês, um ou mais membros são contemplados por meio de sorteio ou lances. O sorteio serve para que todos os membros do grupo recebam o crédito. O lance serve para aumentar as chances de ser contemplado.

O valor da parcela é definido pelo contrato, antes da contratação, de forma que seja acessível ao cotista.

Esse processo se repete, até que todos os membros do grupo sejam contemplados.

 

Como funciona a contemplação?

Ela se dá por meio de sorteios e lances.

Sorteios

No sorteio, todos os membros têm a mesma chance de serem contemplados. O número de sorteios por mês depende das regras do grupo.

O número de participantes no grupo também influencia no consórcio, pois quanto mais pessoas, mais recursos, e quanto mais recursos, maior a possibilidade de se fazer mais de um sorteio por mês.

Não há como prever quando o membro será contemplado. Por isso, é importante ter certeza de que você não precisa do bem ou serviço com urgência antes de entrar em um consórcio.

Quando contemplado, o consorciado recebe a carta de crédito e pode ter flexibilidade de escolha de acordo com o valor de sua carta. Se o consorciado não quiser, ele não precisa utilizar a carta de crédito no momento em que a recebeu.

Lances

Quem não quiser depender apenas da sorte pode recorrer aos lances, que podem ser livres, fixos ou de antecipação. Esses lances funcionam como leilões, ou seja, quem oferece mais dinheiro leva o bem.

Nos lances livres, o consorciado oferta o percentual que desejar e o maior lance ofertado ganha. Esse percentual é sempre calculado sobre o valor do crédito e de acordo com o saldo do grupo.Já no lance fixo, o consorciado oferta um percentual fixo de 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com a característica do seu grupo. Quando o lance for de 50%, o consorciado deverá tirar 25% da carta e 25% de capital próprio. No caso do lance de antecipação, consideram-se todas as parcelas pagas antecipadamente.

 

Como funciona o crédito?

O consorciado contemplado recebe uma carta de crédito, que é um documento que autoriza a compra do bem ou a contratação do serviço.

Com essa carta, ele poderá ir até a concessionária, imobiliária ou o lugar de prestação do serviço requerido e fechar o negócio. Somente após esse procedimento é que o cliente deve entrar em contato com a administradora, para que essa faça o pagamento.

É importante que o valor do bem ou serviço escolhido seja igual ao valor da carta. Caso seja superior, a pessoa deverá arcar com o valor excedente. Se o bem escolhido tiver um valor inferior ao da carta de crédito, o consorciado poderá usar a diferença para abater as parcelas restantes do consórcio.

O tipo de consórcio também deve ser levado em conta. Se o consórcio for de um imóvel, então o contemplado não poderá escolher um carro.

 

Como contratar um consórcio?

Existem três formas de entrar em um grupo de consórcio:

  • grupo em formação;
  • cota vaga;
  • cota de transferência.

No caso do grupo em formação, significa que a administradora ainda está reunindo os interessados. E que esse grupo ainda não está ativo, ou seja, ninguém foi contemplado ainda.

Já quando o grupo foi formado e está ativo, você pode ingressar ou por cota vaga, que é disponibilizada para comercialização, ou por cota de transferência. Nesse último caso, você compra diretamente de um dos consorciados, mas deverá ter a autorização da administradora.


Ligamos pra você

preencha os campos abaixo e receba uma ligação de um consultor especializado.

Depoimentos

veja o que os nossos clientes falam

Seguradoras

parceria com as principais seguradoras do mercado

Atendimento

Rua José Lourenço Kelmer, nº 1300 Loja 06 e 104 | Centro Comercial São Pedro, Juiz de Fora- MG | CEP:36036-330 (Em frente a UFJF)


agostinho@protegemg.com.br


(32) 3239-1811



Newsletter

Receba as dicas da Protege Seguros