Cotação Online

Notícias

money-2696234_1920

Investindo dos 60 aos 80 anos

Esse artigo faz parte de uma série da Protege Seguros que procura ajudar as pessoas a investirem em suas respectivas faixas etárias.
O texto a seguir faz parte do livro Adeus Aposentadoria, de Gustavo Cerbasi.

Dos 60 aos 80 anos:

“Essa é a fase da vida em que muitas pessoas sonham estar aposentadas. A maioria de fato está, mas com escolhas extremamente limitadas. Se você seguir nosso plano, estará com um histórico de consumo mais rico, com reservas financeiras sendo trabalhadas em um projeto empreendedor e preparando-se para começar a se afastar dos negócios para que eles continuem existindo sem sua interferência diária. Ao chegar aos 65 anos, você passa a ter acesso a uma série de privilégios e direitos que podem fazer dessa fase do plano um momento mais tranquilo para suas contas do que a fase anterior.

  • Dinheiro. Apesar de alguns gastos estarem aumentando para lhe garantir conforto, a partir dessa fase você passa a contar com alguns privilégios que, quando bem aproveitados, trazem um alívio considerável ao orçamento. A gratuidade do transporte público permite diminuir o uso do automóvel ou até sua dispensa, os gastos com lazer diminuem em razão das políticas de meia-entrada, o limite de isenção do imposto de renda dobra e este deixa de ser cobrado sobre a aposentadoria, entre outros. Essas economias permitem absorver, ao menos em parte, o aumento de gastos com saúde e cuidados pessoais.
  • Carreira. Quem não se aposentou pelo critério de tempo de contribuição chega, nesta fase, à condição de se aposentar por idade. É o momento de encerrar a carreira, ou de manter apenas o necessário para complementar a renda.
  • Empreendedorismo. Se seu projeto empreendedor se iniciou no momento adequado, há mais de 10 ou 15 anos, deve estar atingindo aqui sua maturidade, com renda estável, marca ou reputação consolidada e decisões cada vez mais acertadas em razão da experiência. É o momento de você testar a delegação de tarefas a funcionários de confiança, no caso de empresas, ou de delegar suas escolhas de investimento a agentes ou procuradores que cuidem disso para você em troca de uma comissão. Porém, durante alguns anos você deve apenas testar essa estratégia, acompanhando diária e cuidadosamente os resultados obtidos por esses profissionais a quem você delega decisões. Para evitar fraudes ou estelionatos, esteja amparado por um advogado sempre que assinar procurações e participações em seus negócios.
  • Investimentos. Investir, nessa fase da vida, é acompanhar o desempenho daqueles que prestam o serviço de decidir a aplicação de seus recursos. Estude continuamente sobre esse tema e afaste-se da rotina, mas não do acompanhamento dos resultados. Redobre seus cuidados com os efeitos inflacionários. Dessa fase em diante, seus investimentos estarão divididos em aplicações de renda fixa (incluindo uma parcela com alta liquidez para emergências e cuidados com a sucessão patrimonial) e recursos em renda variável sendo trabalhados com atitude empreendedora.

Começando nessa idade? A aposentadoria paga pelo INSS é a boia que evita seu afogamento. O que deve ser feito requer atitude imediata, e não há margem para erro. A recomendação é seguir a estratégia de venda de bens, sugerida para quem começou a poupar na fase anterior, só que com cuidados adicionais (ou seja, mais custos) para evitar riscos de fraude ou estelionato. Fale com um consultor financeiro para receber informações sobre cuidados com contratos e com as instituições que você pretende contratar para investir seu dinheiro. Ao acompanhar pessoas nessa fase, notei a dificuldade ao tentarem se educar pela primeira vez na vida sobre mercados de investimento mais complexos, como o financeiro e o de negócios com commodities, principalmente em razão dos conflitos de gerações com investidores mais jovens. Para quem inicia nessa fase, o investimento em leilões e principalmente em imóveis (construir para revender) se mostrou bastante viável, por serem formas mais tradicionais de investimento.”

–  Gustavo Cerbasi em “Adeus Aposentadoria”, Editora Sextante


Para saber mais sobre seguros, acesse nosso canal no Youtube.


Ligamos pra você

Preencha os campos abaixo e receba uma ligação de um consultor especializado.

Depoimentos

Veja o que os nossos clientes falam.

Seguradoras

Parceria com as principais seguradoras do mercado.

Atendimento

Rua José Lourenço Kelmer, nº 1300 Loja 06 e 104 | Centro Comercial São Pedro, Juiz de Fora- MG | CEP:36036-330 (Em frente a UFJF)

agostinho@protegemg.com.br

(32) 99987-5440



Newsletter

Receba as dicas da Protege Seguros

Conecte-se