Cotação Online

Notícias

money-2696219_1920

Investindo dos 30 aos 40 anos

Esse artigo faz parte de uma série da Protege Seguros que procura ajudar as pessoas a investirem em suas respectivas faixas etárias.
O texto a seguir faz parte do livro Adeus Aposentadoria, de Gustavo Cerbasi.

Dos 30 aos 40 anos:

“Essa é a fase em que a maioria das pessoas costuma dar maior atenção a seu planejamento da vida pós-trabalho, geralmente motivadas pela responsabilidade maior que vem com o casamento e o nascimento dos filhos. Mas isso não tem sido suficiente. Aqui nosso plano começa a ter uma configuração bastante diferente da do que é feito por seus conhecidos.

  • Dinheiro. O aumento das responsabilidades traz uma pressão sobre o orçamento que, para a maioria das pessoas, dificulta bastante a formação planejada de poupança. Mas em geral essa dificuldade é fruto de excessos cometidos nos grandes gastos do orçamento – nitidamente com moradia e automóvel. Esses são os itens mais caros, que puxam para cima todos os gastos relacionados a eles. Ter uma casa mais cara leva a contas maiores. Para ser mantida, toda nova conquista na vida deve ser acompanhada de cuidados. Por isso, nessa fase, intensificam-se não só os cuidados para manter a disciplina de poupança, como também a contratação de seguros para proteger o patrimônio e a renda.
  • Carreira. Nessa fase, a vida profissional já começa a entrar em voo de cruzeiro, com maior espaçamento entre as mudanças e maior previsibilidade na rotina de trabalho e de ganhos. Esse é o momento de ponderar se você vai começar a dedicar a maior parte de sua atenção a seu projeto empreendedor ou se irá manter-se na carreira em busca de posições hierárquicas mais relevantes e bem remuneradas. Caso opte pelo segundo caminho, o projeto empreendedor pode passar a ser conduzido por seu companheiro. Em hipótese alguma deve ser totalmente descartado, pois se ambos optarem pelo foco na carreira, os dois terão dificuldades de manter no futuro o padrão duplamente mais sofisticado que estará sendo criado.
  • Empreendedorismo. Nessa fase, a dedicação das horas livres à carreira deve ser mínima, e você deve passar a se dedicar intensamente a seu projeto empreendedor. Se não tiver esse projeto ou se ele estiver muito imaturo, intensifique os cursos, a participação em eventos e feiras e a visita a amigos empreendedores. Elabore detalhadamente seu plano de negócios e esforce-se em iniciar alguns projetos experimentais relacionados a seu negócio próprio.
  • Investimentos. Seus investimentos precisam ser adequados à necessidade de desenvolver um negócio próprio. Uma parcela considerável de renda fixa deve estar disponível para ser injetada nele em caso de imprevistos, ou para ser aproveitada em oportunidades de crescimento. Sua estratégia deve ser orientada pelas seguintes ações:

Mantenha as contribuições para um plano de previdência patrocinado. Elas somente serão encerradas quando você se desligar definitivamente da empresa para a qual trabalha.

Continue contribuindo para o INSS. A contribuição deve ser a mínima obrigatória, para preservar seus seguros sociais, e será mantida até que você se aposente formalmente.

Mantenha uma reserva de emergências. Ela deverá ser maior a partir do momento que você iniciar seu projeto empreendedor, para administrar riscos e também para você poder aproveitar oportunidades. Uma poupança equivalente a um ano de consumo familiar está longe de ser um exagero para quem começa a empreender.

Faça seu negócio passar a ser parte de sua carteira de investimentos. Quando iniciar seu negócio próprio, diminua bastante sua exposição ao risco nos demais investimentos. Negócios já trazem risco considerável, e investimentos em outras modalidades de risco tiram a atenção e aumentam a ansiedade.

Planeje o uso do que estava em previdência. Lembre-se de seu plano-base. Mantenha a previdência privada, o INSS e planos empresariais patrocinados como um colchão de segurança para se reerguer caso seu projeto empreendedor falhe, ou para expandi-lo caso dê certo.

Começando nessa idade? Você já está consideravelmente atrasado, e será difícil conciliar a falta de poupança com um projeto empreendedor e a chegada dos filhos. Essa é a hora de rever seu padrão de vida e reduzi-lo, se necessário, ao mesmo tempo que contrata seguros para dar proteção a seus dependentes em caso de você faltar. As decisões sobre seguros, nessa fase, vêm antes das decisões de investimentos. Não aumente o grau de risco de seus investimentos, com o objetivo de tirar o atraso, sem que tenha conhecimento do assunto. Poupe energicamente e dedique-se a conhecer mercados de investimento em que você possa trabalhar sua atitude empreendedora para encontrar oportunidades.”

–  Gustavo Cerbasi em “Adeus Aposentadoria”, Editora Sextante


Para saber mais sobre seguros, acesse nosso canal no Youtube.


Ligamos pra você

Preencha os campos abaixo e receba uma ligação de um consultor especializado.

Depoimentos

Veja o que os nossos clientes falam.

Seguradoras

Parceria com as principais seguradoras do mercado.

Atendimento

Rua José Lourenço Kelmer, nº 1300 Loja 06 e 104 | Centro Comercial São Pedro, Juiz de Fora- MG | CEP:36036-330 (Em frente a UFJF)

agostinho@protegemg.com.br

(32) 99987-5440



Newsletter

Receba as dicas da Protege Seguros

Conecte-se