Cotação Online

Notícias

money-2696228_1920

Investindo a partir dos 80 anos

Esse artigo faz parte de uma série da Protege Seguros que procura ajudar as pessoas a investirem em suas respectivas faixas etárias.
O texto a seguir faz parte do livro Adeus Aposentadoria, de Gustavo Cerbasi.

A partir dos 80 anos:

“Definitivamente, aqui chegamos à idade em que o objetivo das pessoas é apenas desfrutar a vida, mesmo que ainda tenham uma genética privilegiada capaz de levá-las a mais 30 ou 40 anos na ativa. A preocupação em construir um patrimônio tende a gerar mais ônus à saúde do que ganhos com rendimentos. O que foi feito deve ser preservado. Quanto ao que deveria ter sido mas não foi feito, deve-se ter a humildade de reconhecer as falhas e buscar ajuda das pessoas que são de fato importantes para você, como filhos, outros familiares e amigos.

  • Dinheiro. Os gastos não deixarão de crescer com o avançar dos anos. Mesmo que seu padrão de consumo se estabilize, você irá gastar cada vez mais com saúde e qualidade de alimentos, serviços de entrega, cuidados pessoais e pequenas adaptações em sua casa, para sua segurança. Para não abrir mão de conforto e segurança, dividir moradia com um amigo com situação próxima da sua ou mesmo com familiares pode ser uma boa solução, além de um elemento de segurança emocional e envolvimento social. No livro A arte de envelhecer, o médico geriatra americano Sherwin Nuland pondera sobre centenas de pesquisas que fez sobre pessoas centenárias e conclui que preservar a relação diária com entes queridos é fator fundamental para que as pessoas vivam melhor suas últimas décadas de vida.
  • Carreira. Por que não um trabalho informal? Se for convidado e tiver a oportunidade, encare pequenos desafios. Um bico lhe trará uma renda extra e, se seus interesses pessoais forem respeitados, lhe será muito benéfico. Já se puder lecionar sobre assuntos que você conhece bem, aí sim haverá uma combinação interessante entre fonte de renda e atividade gratificante.
  • Empreendedorismo. Iniciar projetos individuais nessa fase pode lhe trazer o grande risco de não conseguir competir com a inovação e a agilidade dos mais jovens. Caso tenha uma boa ideia, junte-se a um sócio de menos idade e atue como conselheiro.
  • Investimentos. A orientação é a mesma da fase anterior. Reforce cuidados com a estratégia de sucessão patrimonial, avaliando com advogados e contadores os possíveis mecanismos que podem ser adotados para minimizar a tributação sobre herança. A cessão de imóveis em vida, a criação de uma holding familiar para quem tem muitos imóveis e o direcionamento de boa parcela de sua renda fixa para um plano de previdência do tipo VGBL (que funciona como seguro para os dependentes em caso de morte) são boas estratégias.

Começando nessa idade? Evite desfazer-se de imóveis desta fase em diante, pois, além dos erros financeiros acumulados, provavelmente acumulou-se também um apego a bens, a tradições e hábitos que, uma vez abandonados, podem mais prejudicar do que ajudar. A família é seu refúgio, e certamente as pessoas que lhe querem bem estarão felizes em ampará-lo em qualquer necessidade. Zele pelos que lhe são próximos, sirva de exemplo e oriente seus filhos para que no futuro eles não passem pelas mesmas privações com as quais você está lidando.”

–  Gustavo Cerbasi em “Adeus Aposentadoria”, Editora Sextante


Para saber mais sobre seguros, acesse nosso canal no Youtube.


Ligamos pra você

Preencha os campos abaixo e receba uma ligação de um consultor especializado.

Depoimentos

Veja o que os nossos clientes falam.

Seguradoras

Parceria com as principais seguradoras do mercado.

Atendimento

Rua José Lourenço Kelmer, nº 1300 Loja 06 e 104 | Centro Comercial São Pedro, Juiz de Fora- MG | CEP:36036-330 (Em frente a UFJF)

agostinho@protegemg.com.br

(32) 99987-5440



Newsletter

Receba as dicas da Protege Seguros

Conecte-se