(32) 3239-1811
seg à sex: 07:30 às 17:30 horas

Notícias

15 out 2018
professores

Aos Professores Educadores

Neste dia tão especial para nossa sociedade, deixamos nosso abraço a todos os professores, dedicando a eles nossa eterna gratidão, carinho e admiração, pelas oportunidades que tivemos advindas do conhecimento por eles transferido.

Neste dia tão importante, presenteamos a todos e todas com algumas frases do saudoso Professor Paulo Freire.

A seguir, um pouco sobre a história dos professores:

“No dia 15 de outubro de 1827 Pedro I,Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.

Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta,onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período.

Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal,Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização.

A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça – inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase

” Professor é profissão. Educador é missão”.

Com a participação dos professores a celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. ”

( Wikipedia.org)

 

“Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.”

“Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos.”

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”

“Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do acabamento, sei que posso ir mais além dele.”

Paulo Freire

 

Saúde e Paz a todos !!!

 

AGOSTINHO MIRANDA JUNIOR

OAB MG 65504

PROTEGE SEGUROS

HÁ 26 ANOS CRIANDO SOLUÇÕES PERSONALIZADAS EM SEGUROS


Para saber mais sobre seguros, acesse nosso canal no Youtube.


Ligamos pra você

preencha os campos abaixo e receba uma ligação de um consultor especializado.




Depoimentos

veja o que os nossos clientes falam

Seguradoras

parceria com as principais seguradoras do mercado

Atendimento

Rua José Lourenço Kelmer, nº 1300 Loja 06 e 104 | Centro Comercial São Pedro, Juiz de Fora- MG | CEP:36036-330 (Em frente a UFJF)


agostinho@protegemg.com.br


(32) 3239-1811



Newsletter

Receba as dicas da Protege Seguros